segunda-feira, 30 de maio de 2011

ENEM 2011 - Material de Estudos

Material de Estudos para o ENEM 2011


R$ 25,00 + postagem


R$ 15,00 (arquivos por e-mail)

Faça seu pedido:

                             prof.tom.rp@gmail.com

Ilusão de Óptica


reblogged from narumiogata
theworldisbright:

Veja uma cor que você provavelmente nunca viu antes.
A maioria das pessoas acham esse azul ao redor da bola vermelha feio, mas computadores e televisões diluem a atual aparência desse azul, e fica realmente muito bonito.
Para ver é simlples:
 Olhe para o pontinho branco por 2 minutos. Só enquanto você puder. Você poderá ver um anel se formando ao redor do círculo. Mova a cabeça lentamente e olhe para o azul ao redor do círculo. depois olhe para uma para sua mão.

Veja uma cor que você provavelmente nunca viu antes.
      
     A maioria das pessoas acham esse azul ao redor da bola vermelha feio, mas computadores e televisões diluem a atual aparência desse azul, e fica realmente muito bonito.
Para ver é simlples:
  •  Olhe para o pontinho branco por 2 minutos. Só enquanto você puder. Você poderá ver um anel se formando ao redor do círculo. Mova a cabeça lentamente e olhe para o azul ao redor do círculo. depois olhe para uma para sua mão.
Sugerido por: Rayla - 2a. Série C

domingo, 29 de maio de 2011

Novos cursos online grátis pela FGV

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

Faça uma visita a página da FGV ONLINE e aproveite cada um dos cursos disponíveis.
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx 

Veja as opções abaixo:

Tópicos temáticos introdutórios na área de Gestão Empresarial – carga horária de 8h

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável – História da Questão Ambiental (novo!)

Gestão de Marketing – Produto, Marca, Novos Produtos e Serviços (novo!)

Gestão da Tecnologia da Informação – TI nas Organizações: Estratégia e Conceitos (novo!)

Estratégia de Empresas – Introdução à Administração Estratégica (novo!)

Técnicas de Gerência de Projetos – Gerenciamento do Escopo do Projeto (novo!)

Tópicos temáticos introdutórios na área de Metodologia – carga horária de 8h

Metodologia de Pesquisa – Conhecimento, saber e ciência (novo!)

Metodologia do Ensino Superior – Universidade e Sociedade (novo!)

Cursos em áreas de conhecimento diversas - carga horária de 15h

Ciência e Tecnologia

Diversidade na Organização

Ética Empresarial (novo!)

Recursos Humanos

Cursos para professores do Ensino Médio – carga horária de 30h

Filosofia (novo!)

Sociologia (novo!)

Você já domina as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa? Acesse nosso quiz para conhecê-las e, ao mesmo tempo, testar conhecimentos gerais: Quiz: Jogo das Novas Regras Ortográficas - Reconhecendo Texto e Contexto (novo!)
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx    

sábado, 28 de maio de 2011

Equilibrado. brinquedos educativos para crianças

   Veja o vídeo que apresenta como construir uma “corda de equilibrista”, elaborada para  alegrar as crianças.
     Com este brinquedo educacional começa o estudo das condições de equilíbrio de uma forma divertida.






A Natureza e os Números


Corpos mais pesados ​​caem antes de mais leve

         Se abandonarmos de uma mesma altura e ao mesmo instante uma bola de canhão e uma pena, qual delas cairá primeiro?
         É óbvio que você responderá que é a bola de canhão, mas não é pelo motivo que você está pensando aí: porque ela é mais pesada que a pena.
         Três séculos antes de Cristo, o filósofo Aristóteles também acreditava que abandonando dois corpos, um leve e outro pesado, de uma mesma altura, o corpo mais pesado alcançaria o solo antes do mais leve. E isso aconteceria em qualquer local e em quaisquer condições.
         Somente no século XVII, o cientista italiano Galileu Galilei, partindo de deduções e observações cuidadosas, provou que a tese aristotélica era errônea. Galileu concluiu que se desprezarmos a resistência do ar, então objetos pesados e leves cairão ao mesmo tempo. Isto equivale a dizer que, no vácuo ou em situações em que a resistência do ar é desprezível, os corpos caem com a mesma aceleração constante, que é justamente a aceleração gravitacional. Na Terra, o valor médio desta aceleração é 9,8 m/s2.
         Duvida? Habitualmente, isso contraria o senso comum (este o grande dilema para o entendimento da Física). Afinal, nossa experiência em ambientes onde prevalece o vácuo é praticamente nula. Na Terra, estamos mergulhados na atmosfera. Apenas os astronautas no espaço sideral ou cientistas em laboratórios podem observar objetos caindo em locais rarefeitos ou completamente sem ar. Logo, não sendo uma experiência do cotidiano, não é reconhecida pelo senso comum.
         Em nosso exemplo, a bola de canhão chega primeiro que a pena, pois sofre menos influência do ar. A resistência do ar é maior sobre a pena, pois seu formato mais aberto - possuindo assim maior superfície de contato com o ar - e sua baixa densidade favorecem a maior influência da atmosfera.
         O fato de a massa do corpo não influir diretamente na queda dos corpos pode ser percebido claramente através da seguinte experiência (veja animação abaixo): pegue duas folhas iguais (mesma massa) de papel A4. Amasse uma delas, transformando-a em uma bolinha de papel. Em seguida, deixe cair as duas da mesma altura ao mesmo tempo. Você verá que a folha aberta sofre grande influência do ar, caindo suavemente. Já a bolinha de papel cai rapidamente, sofrendo menos influência do ar.
         A massa da bolinha de papel é a mesma do papel aberto (muitos alunos acham que a massa muda quando o papel é amassado), a diferença está no seu formato mais compacto, em seu volume menor e em sua densidade maior. Estas características fazem com que a bolinha tenha menor superfície de contato com ar, ou seja, que a resistência do ar sobre ela seja menor e sua aceleração de queda seja praticamente igual à aceleração gravitacional.
  

          Se os corpos forem abandonados de uma mesma altura em um local sem ar como, por exemplo, na Lua, todos os corpos cairão com a mesma rapidez (mesma aceleração, que é aceleração gravitacional local), chegando ao solo ao mesmo tempo.
         Utilize a animação interativa abaixo, para simular o experimento de queda dos corpos supostamente realizado por Galileu na Torre de Pisa, na Itália, no século XVII. Usando o mouse, ponha um objeto em cada mão do cientista. A simulação apenas pode ser iniciada quando Galileu tiver um corpo em cada mão. Clique em Drop (queda) para Galileu soltar os objetos. Duas situações podem ser simuladas: Normal Mode (com ar) e Vacuum Mode (sem ar).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco

    O Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de divulgar e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados, bem como as estratégias envolvidas para sua promoção e produção. Ele é um marco, que visa reforçar todas as campanhas e leis criadas no mundo para desestimular o hábito.
   O tabagismo é classificado como uma doença, e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. De acordo com a OMS, apenas este ano o tabaco vitimará quase seis milhões de pessoas, entre elas 600 mil não fumantes expostos à fumaça.
     Armando Peruga, diretor da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, garante que "se não forem tomadas mais medidas, em 2030, o tabaco pode causar a morte de oito milhões de pessoas ao ano".

Convênio Marco para o Controle do Tabaco

   Anualmente, a OMS define um tema relacionado ao tabagismo a ser abordado no mundo inteiro pelos 192 países membros, a fim de evidenciar as diferentes problemáticas ligadas ao tabaco, e assim engajar os diferentes setores da sociedade no controle do tabagismo.
    Este ano, a instituição decidiu dedicar a data ao Convênio Marco para o Controle do Tabaco, que avalia como o melhor instrumento para extinguir o hábito que matou 100 milhões de pessoas no século XX e que pode vitimar mais de um bilhão de pessoas no século XXI caso a atual tendência seja mantida.
    Adotado em 2003, o Convênio entrou em vigor em 2005, e desde a data, 173 Estados-membros da OMS aderiram à iniciativa.

Tabagismo: jovens cada vez mais cedo no vício


    Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), responsável por programas públicos de controle ao tabagismo, 90% dos fumantes iniciam seu consumo antes dos 19 anos, quando ainda estão em fase de construção da personalidade. São vários os fatores que levam os jovens a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A imitação do comportamento do adulto e a necessidade de auto-afirmação estão entre eles.
    A promoção e o marketing de produtos derivados do tabaco junto ao público jovem são essenciais para que a indústria do fumo consiga manter e expandir suas vendas. Para burlar a proibição, a indústria procura utilizar imagens de ídolos que são modelos de comportamento para adolescentes, portando cigarros ou fumando, como publicidade indireta, passando a impressão de que o tabagismo é muito mais comum e socialmente aceito do que, na realidade, é.

Causador de quase 50 doenças diferentes

    As pesquisas realizadas demonstram: o consumo de derivados do tabaco é responsável por quase 50 doenças diferentes, entre cardiovasculares, respiratórias obstrutivas crônicas e câncer. 
   A nicotina causa dependência. Os danos à saúde causados pelo cigarro, porém, não são devidos a ela. O cigarro contém mais de 4.700 substâncias, algumas cancerígenas e outras diretamente tóxicas para vários órgãos do corpo.
     O tabagismo pode causar:
- impotência sexual
- complicações na gravidez
- aneurismas arteriais
- úlcera do aparelho digestivo
- infecções respiratórias
- trombose vascular
- infertilidade
- câncer de colo de útero
     Entre essas e outras doenças, o tabagismo também é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora).

Nicotina: a grande responsável

     A nicotina causa dependência e está presente nas folhas do tabaco, uma planta psicoativa nativa das Américas, que é, hoje, a mais consumida no mundo. O vegetal recebeu o nome de Nicotiana tabacum em homenagem a Jean Nicot, embaixador francês em Portugal, por volta de 1580. Nicot acreditava que a planta tinha poderes medicinais e estimulou seu cultivo.
    A nicotina é um estimulante leve. Nos primeiros episódios de consumo provoca tonturas, formigamento e alterações discretas do humor e do estado de vigília. Esses sintomas vão sendo progressivamente menos percebidos com o uso frequente, criando-se a tolerância.

Fonte: Escola 24h

Enem oferece oportunidade para adulto concluir o ensino médio


A oportunidade de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é oferecida a quem não teve a oportunidade de concluir o curso na forma tradicional. Portanto, cidadãos com mais de 18 anos podem fazer o exame também para obter a certificação nessa etapa do ensino. Para isso, devem indicar, no momento da inscrição, que farão as provas especificamente para conseguir o certificado.
        Para fazer o Enem com esse objetivo não é necessário ter frequentado escola regular ou a educação de jovens e adultos. Basta ter 18 anos completos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O candidato à certificação fará as mesmas provas dos estudantes que buscam vaga na educação superior pública.
        Desde 2009, as médias do Enem podem ser usadas para obter o certificado de conclusão da escolarização básica. Desde então, foi extinta a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Brasil para o nível médio.
        A pontuação exigida para o candidato obter o documento será definida pelas instituições certificadoras — secretarias estaduais de educação, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica (Cefets) — que firmaram acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Estão credenciadas mais de 350 instituições, com unidades em todas as 27 unidades da Federação.
        A escolha da instituição certificadora, a critério do candidato, deve ser feita no momento da inscrição no Enem, pela internet. A indicação independe do local de residência. Para concluir a certificação, as instituições que firmaram o acordo de cooperação técnica devem publicar, no Diário Oficial da União, ou no do estado em que têm sede, a relação com os nomes e dados dos candidatos aprovados.
        Em 2010, cerca de 110 mil pessoas com mais de 18 anos concluíram o ensino médio ao fazer o Enem.

Fonte: Portal MEC

Buraco negro: o que é isso?


    Para entender o que é um buraco negro, vamos considerar uma estrela com massa vinte vezes maior que a do Sol. Estrelas desse tipo formam-se a partir de nuvens de gás. Com o passar do tempo, as nuvens gasosas se contraem, provocando um aquecimento capaz de produzir fusão nuclear, convertendo hidrogênio em hélio. O calor gerado nesse processo cria uma pressão que sustenta a estrela, impedindo que se contraia, devido à sua gravidade. Estrelas desse tipo passam um longo tempo queimando hidrogênio e emitindo luz no espaço.
Anel de um buraco negro. Por Nasa Goddard Space Flight Center. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
Anel de um buraco negro. Por Nasa Goddard Space Flight Center. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
        Contudo, estrelas de grande massa queimam hidrogênio mais rápido que o Sol, e em alguns milhões de anos podem esgotar seu combustível. Após isso, a estrela começa a queimar o combustível que tem. Nesse caso, consome hélio, produzindo elementos mais pesados, como carbono e oxigênio. No entanto, isso se torna um problema, já que essas reações não liberam tanta energia térmica. Então, a estrela passa a perder calor e, como consequência, diminui a pressão térmica que a mantém contra sua própria gravidade. Com isso, a massa da estrela vai diminuindo, e, se esse valor chegar a pouco mais que duas vezes a massa do nosso Sol, a pressão não será suficiente para manter a contração. Nesse estágio, a estrela vai reduzindo sua massa até chegar a zero e sua densidade fica com um valor muitíssimo grande, o que na Física chamamos de densidade infinita. Quando a estrela atinge massa zero e densidade infinita, tem-se) o que denominamos singularidade.
Buraco negro sugando matéria. Por Phil Plait. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
Buraco negro sugando matéria. Por Phil Plait. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
        Até atingir a singularidade, um fato interessante que acontece é que os feixes de luz emitidos pela estrela vão se curvando e, após o colapso, a luz não consegue mais escapar. Mas o que essa luz faz? Para onde vai? Fica aprisionada? A resposta é que a luz, após o colapso, flutua a uma distância constante do centro da estrela, nunca escapando, permanecendo presa) numa região denominada horizonte de eventos. Como não há luz escapando, a estrela se torna escura, o que chamamos hoje de buraco negro.
Formação de um buraco negro. Por Phil Plait. Licenciado por Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.
Formação de um buraco negro. Por Phil Plait. Licenciado por Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.
        As perguntas que ficam são: se não há emissão de luz por um buraco negro, como podemos detectá-lo? E como fica sua temperatura?
        O interessante de um buraco negro é que ele continua exercendo uma atração gravitacional igual à da estrela que desmoronou. Portanto, para descobrir um buraco negro, basta procurar matéria orbitando, como se estivesse orbitando uma grande estrela, no entanto não há estrela, e sim um corpo compacto e invisível. Quanto à temperatura, a resposta é mais simples: ela depende do tamanho do buraco negro. Para termos uma noção, um buraco negro com poucas vezes o tamanho do nosso Sol teria uma temperatura de um milionésimo de grau acima do zero absoluto (zero Kelvin ou menos 273 graus Celsius), ou seja, ela seria muito baixa. Se compararmos com buracos negros maiores, a temperatura é ainda menor. 
Por Marshal Mori Cavalheiro
 Fonte: Blog da Física - Portal Positivo   

Veja a seguir o trailer do filme “Lixo extraordinário”.



segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que são aquelas bolas laranjas nos fios de alta tensão?


           Para que as "bolas de basquete"
       Muitos pensam que as bolas de cor alaranjada colocadas na fiação entre torres de alta tensão se destinam apenas a facilitar a visualização dos cabos entre as torres, por pilotos de aviões e helicópteros. 
      Nada disso na verdade, essas bolas - tecnicamente chamadas de esferas dissipadoras eletro-geométricas, são colocadas nos cabos de aço entre as torres - e nunca nos fios de alta tensão, servindo para atrair os raios que possam atingir os fios e jogá-los pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente chegue à estrutura metálica das torres, e por ela atinja o solo. É que se torna inviável colocar pára-raios nos fios, e aquela solução evita que o raio parta os cabos e os atire sobre as estradas - o que poderia provocar graves acidentes.





Fonte: Unesp Bauru - Departamento de Engenharia Elétrica

ENEM 2011 - Página de Inscrição

Clique no endereço abaixo e faça sua inscrição:

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

domingo, 22 de maio de 2011

Decomposição da Luz Branca

Disco de Newton

Piadas de Químico

Qual o elemento químico mais bem informado? 
O frâncio, pois fica ao lado do rádio!

O que a mulher do Einstein falou pra ele quando ela o viu pelado pela primeira vez?
- Nossa! Que físico!

O que é ClClClClCl? 
Clorofila...


O que disseram pro hidrogênio quando ele foi preso? 
“Você tem direito a uma ligação!”
 
E o que ele respondeu?
 
“Mas eu não tenho família!”

O que é pior que cair um raio na sua cabeça? 
Cair um diâmetro…

Qual barulho um elétron faz quando arrota? 
Bohr!!

Qual barulho um elétron faz quando cai no chão? 
Planck, Planck…

Por que não se pode comer um elétron? 
Porque ele tem spin.

Mentos com coca-cola diet: muito cuidado!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ministro da educação defende livros com erros gramaticais, mas Enem cobrará norma padrão


            O ministro da educação, Fernando Haddad, defende a distribuição dos livros da Coleção “Viver, Aprender” que admite erros gramaticais, de acordo com o contexto. Entretanto o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 cobrará a norma padrão da língua portuguesa.
Haddad defende o ensino da norma popular da língua e o sistema de avaliação dos livros didáticos distribuídos a jovens e adultos do ensino fundamental e médio. Para ele, recolher as obras, seria o mesmo que praticar censura.
            Para o defensor público federal André Ordacgy, esta atitude é contraditória, e, portanto, abre brechas para o estudante que se sinta prejudicado no vestibular ou no Enem, por uso de linguagem popular na prova, entre com recursos judiciais. Pois se o estudante aprende que as duas normas estão corretas, o Ministério da Educação (MEC) não pode tirar ponto de quem usou a norma popular na prova.

Fonte: Estadão.educação

Eletricidade das Marés


    Você sabe o que é o fenômeno da maré? Ele ocorre quando o mar faz um movimento de subida e descida. Como acontecem as marés? Elas se devem à existência de corpos com grandes campos gravitacionais que influenciam a Terra, como a Lua e o Sol, os quais provocam acelerações na massa terrestre com intensidades diferentes. Como os campos gravitacionais têm uma intensidade inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separam, as acelerações sentidas nos diversos pontos da Terra não são as mesmas. Assim, a aceleração provocada pela Lua tem intensidade significativamente diferente entre os pontos mais próximos e mais afastados da Lua.
    Dessa forma, as massas oceânicas que estão mais próximas da Lua sofrem uma aceleração de intensidade significativamente superior às massas oceânicas mais afastadas da Lua. É esse diferencial que provoca as alterações da altura das massas de água à superfície da Terra.
  Como as marés são movimentos diários, é possível aproveitá-las para produzir energia elétrica. A geração de eletricidade pelos movimentos de massas de água devido às marés é chamada de energia maremotriz.
   Assim como na geração de energia elétrica devido aos movimentos das ondas do mar, a energia maremotriz também tem vários modelos para essa produção. Para entendermos melhor, vamos falar sobre turbinas eólicas subaquáticas.
Turbina eólica subaquática situada na cidade de Newcastle, Inglaterra, no Reino Unido. Por Oceanflow Energy. Licenciado por Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.
          Turbina eólica subaquática situada na cidade de Newcastle, Inglaterra, no Reino Unido. Por Oceanflow Energy. Licenciado por Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.
       
    No modelo que utiliza turbina eólica subaquática, quando a maré sobe, as pás se movimentam em um sentido, fazendo o gerador que está acoplado na superfície produzir energia. Quando a maré desce, o procedimento é o mesmo. Confira esse mecanismo assistindo ao vídeo abaixo.
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    Uma turbina eólica subaquática funcionando por 20h produz, em média, 1,2 megawatts de energia, o suficiente para abastecer mil residências. Porém, o custo de uma turbina ainda é elevado, sem contar que a manutenção é mais difícil. Ou tira-se a turbina da água ou utilizam-se mergulhadores para fazer reparos, o que encarece o preço da energia elétrica.
   No entanto, esse tipo de geração de energia elétrica é interessante por utilizar uma fonte renovável - as marés -, não criar poluição e ter um impacto bem pequeno no meio ambiente.
Fonte: Portal Positivo