sábado, 30 de junho de 2012

Exercícios de Óptica

01. Considere um estreito feixe de luz branca incidindo sobre um bloco de vidro. A refração desse feixe no vidro dá origem a um espectro colorido, no qual se observam as seguintes cores, na ordem decrescente de suas velocidades de propagação: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O feixe violeta refratado é, então, direcionado a um prisma. Nesse fenômeno,
( ) a dispersão da luz branca ocorre, porque o índice de refração do bloco de vidro é diferente para cada uma das cores.
( ) o desvio da luz violeta é menor do que o desvio da luz vermelha, quando ambas emergem do bloco de vidro.
( ) o feixe violeta, ao passar pelo prisma, dará origem a um novo espectro colorido.
( ) se a secção principal do prisma for um triângulo retângulo isósceles, e o feixe violeta incidir perpendicularmente sobre uma das faces, será observada a reflexão interna total. Nesse caso, considere, que o ângulo limite é igual a 48°.
Resposta:V F F F

02. As miragens são efeitos ópticos, produzidos por desvios de raios luminosos. Em dias ensolarados e quentes, olhando ao longo do asfalto, tem-se a impressão de que está molhado. Com base nas leis da refração da luz, explique por que esse fenômeno ocorre.
Resposta:As camadas de ar quente próximas ao asfalto refratam a luz do ambiente para o olho do observador.

03. É sabido que lentes descartáveis ou lentes usadas nos óculos tradicionais servem para corrigir dificuldades na formação de imagens no globo ocular e que desviam a trajetória inicial do feixe de luz incidente na direção da retina. Sendo assim, o fenômeno físico que está envolvido quando a luz atravessa as lentes é a
a) reflexão especular.
b) difração luminosa.
c) dispersão.
d) difusão.
e) refração luminosa.
Resposta:[E]

04. Pergunta-se:
a) Qual o segmento de reta orientado (1, 2, 3, 4 ou 5) que melhor representa o sentido do feixe de luz dentro do aquário?
b) Justifique sua resposta para esse tipo de fenômeno, usando um argumento da Física.
Resposta:
a) O segmento de reta orientado é o número 2.
b) Aplica-se a lei de Descartes, logo, o ângulo refratado será menor que o incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário