quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Técnicas são úteis na hora da prova de inglês


FERNANDA CALGARO
Folha de S.Paulo

Quando ouve falar na disciplina de inglês você é daqueles estudantes que torcem o nariz e sentem calafrios ao pensar nas provas? Mesmo faltando pouco tempo para alguns dos principais vestibulares do país, ainda é possível melhorar bastante. Professores afirmam que, se o candidato seguir certas recomendações, conseguirá um bom desempenho.
"Antes de mais nada, o aluno deve conhecer o perfil da prova que vai prestar, se costuma cobrar mais compreensão de textos ou gramática", afirma Renato Aizenstein, professor de inglês do CPV Vestibulares.
Ele ressalta que ler com atenção o enunciado já é meio caminho andado. "Veja se a questão pede uma informação objetiva ou uma interpretação para não ser induzido ao erro. Exclua as alternativas inviáveis para ter mais chances", diz.
Lizika Goldchleger, gerente acadêmica da Cultura Inglesa, sugere que os candidatos façam simulados e leiam textos de vestibulares anteriores.
As informações não-verbais, como imagens e gráficos e o formato do texto, incluindo os tipos de fonte, também podem dar pistas significativas, segundo ela. "Dados como letras maiúsculas são úteis na hora de identificar um substantivo próprio, por exemplo."

Contexto
"Não é preciso traduzir palavra por palavra do texto. O candidato deve continuar a leitura e tentar deduzir o contexto geral para responder às perguntas", ensina Lizika.
Os cognatos (palavras com raiz comum a outras, como "history" e "história") podem ajudar bastante, na opinião de Ana Tereza Rodrigues Pompeu Moreira, coordenadora dos cursos de crianças e adolescentes do Cel Lep.
"O vestibulando deve procurar as palavras e termos que conhece e fazem parte do seu dia-a-dia, porque alguma noção de inglês, mesmo que básica, é provável que ele tenha", recomenda Sirlene Aparecida Aarão, professora e autora do material de inglês do Anglo.
O problema de tentar adivinhar as palavras é cair na armadilha dos falsos cognatos, como "realize" (perceber) e realizar. Mas o risco de errar diminui se o vestibulando tiver entendido a idéia central do texto.
"Uma dica pessoal é fazer a prova de língua inglesa antes da de português, para não pensar na língua-mãe e se confundir com falsos cognatos", recomenda Aizenstein, do cursinho CPV. "Mas o estudante deve fazer um simulado antes para ver se irá funcionar com ele."

Atualidades

Estar por dentro do que acontece no mundo e acompanhar os principais assuntos por meio de jornais e revistas, mesmo que em português, ajuda na hora de entender os textos, uma vez que muitos vestibulares usam temas de atualidades em suas provas.
"Uma boa forma de adquirir mais vocabulário é ler a mesma notícia em sites em inglês", afirma a gerente acadêmica da Cultura Inglesa.
"Tento ir atrás das idéias principais do texto. Sempre tem uma dica de pontuação, que dá uma ênfase maior para determinada informação", diz Nathaly Franco, 18, candidata a uma vaga em medicina, que desde o mês passado tem feito um curso de inglês focado no vestibular, além do cursinho.
Gisele Fabiane Sacouche, 26, que também tem dificuldade no inglês, tenta se valer dos cognatos para apreender o conteúdo dos textos. "Não preciso saber de tudo, mas entender algumas palavras apenas."
O vestibulando Rodrigo Paiva, 20, conta que, para compensar as suas deficiências no idioma, lê textos extras recomendados pelo cursinho, os traduz e entrega ao seu professor para fazer a correção. "Nunca estudei inglês além do que era dado na minha escola, que foi bem fraco. Agora, para o vestibular, fazer essas traduções têm sido um bom treino." 

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