FERNANDA CALGARO
Folha de S.Paulo
Quando ouve falar na
disciplina de inglês você é daqueles estudantes que torcem o nariz e sentem
calafrios ao pensar nas provas? Mesmo faltando pouco tempo para alguns dos principais
vestibulares do país, ainda é possível melhorar bastante. Professores afirmam
que, se o candidato seguir certas recomendações, conseguirá um bom desempenho.
"Antes de mais nada, o aluno deve conhecer o
perfil da prova que vai prestar, se costuma cobrar mais compreensão de textos
ou gramática", afirma Renato Aizenstein, professor de inglês do CPV
Vestibulares.
Ele ressalta que ler com
atenção o enunciado já é meio caminho andado. "Veja se a questão pede uma
informação objetiva ou uma interpretação para não ser induzido ao erro. Exclua
as alternativas inviáveis para ter mais chances", diz.
Lizika Goldchleger,
gerente acadêmica da Cultura Inglesa, sugere que os candidatos façam simulados
e leiam textos de vestibulares anteriores.
As informações não-verbais, como imagens e
gráficos e o formato do texto, incluindo os tipos de fonte, também podem dar
pistas significativas, segundo ela. "Dados como letras maiúsculas são
úteis na hora de identificar um substantivo próprio, por exemplo."
Contexto
"Não é preciso
traduzir palavra por palavra do texto. O candidato deve continuar a leitura e
tentar deduzir o contexto geral para responder às perguntas", ensina
Lizika.
Os cognatos (palavras com
raiz comum a outras, como "history" e "história") podem
ajudar bastante, na opinião de Ana Tereza Rodrigues Pompeu Moreira,
coordenadora dos cursos de crianças e adolescentes do Cel Lep.
"O vestibulando deve
procurar as palavras e termos que conhece e fazem parte do seu dia-a-dia,
porque alguma noção de inglês, mesmo que básica, é provável que ele
tenha", recomenda Sirlene Aparecida Aarão, professora e autora do material
de inglês do Anglo.
O problema de tentar adivinhar as palavras é cair
na armadilha dos falsos cognatos, como "realize" (perceber) e
realizar. Mas o risco de errar diminui se o vestibulando tiver entendido a
idéia central do texto.
"Uma dica pessoal é
fazer a prova de língua inglesa antes da de português, para não pensar na
língua-mãe e se confundir com falsos cognatos", recomenda Aizenstein, do
cursinho CPV. "Mas o estudante deve fazer um simulado antes para ver se
irá funcionar com ele."
Atualidades
Estar por dentro do que
acontece no mundo e acompanhar os principais assuntos por meio de jornais e
revistas, mesmo que em português, ajuda na hora de entender os textos, uma vez
que muitos vestibulares usam temas de atualidades em suas provas.
"Uma boa forma de
adquirir mais vocabulário é ler a mesma notícia em sites em inglês",
afirma a gerente acadêmica da Cultura Inglesa.
"Tento ir atrás das
idéias principais do texto. Sempre tem uma dica de pontuação, que dá uma ênfase
maior para determinada informação", diz Nathaly Franco, 18, candidata a
uma vaga em medicina, que desde o mês passado tem feito um curso de inglês
focado no vestibular, além do cursinho.
Gisele Fabiane Sacouche,
26, que também tem dificuldade no inglês, tenta se valer dos cognatos para
apreender o conteúdo dos textos. "Não preciso saber de tudo, mas entender
algumas palavras apenas."
O vestibulando Rodrigo
Paiva, 20, conta que, para compensar as suas deficiências no idioma, lê textos
extras recomendados pelo cursinho, os traduz e entrega ao seu professor para
fazer a correção. "Nunca estudei inglês além do que era dado na minha
escola, que foi bem fraco. Agora, para o vestibular, fazer essas traduções têm
sido um bom treino."
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