sábado, 27 de agosto de 2011

O Brasil sem usinas nucleares


    Já está na relatoria do Senado Federal, o projeto de lei que pretende suspender a construção de novas usinas nucleares no país por 30 anos. De acordo com a justificativa da norma, escrita pelo senador Cristóvam Buarque, “as condições atuais das usinas para geração de energia nuclear, especialmente com centrais nucleares próximas a aglomerações populacionais, não garantem aos cidadãos esse direito (segurança)”.
    Outros países como Alemanha e Itália já tomaram essa decisão. Neste último, a atitude foi aceita em plebiscito, no qual 94% dos eleitores italianos votaram a favor da suspensão da construção desse tipo de usina até 2022.
   A produção de energia nuclear do Brasil será muito pouco afetada caso a lei seja aprovada. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre deste ano, a Usina de Angra foi responsável por apenas 3,19% de toda a energia elétrica produzida no país. É importante lembrar ainda que o conhecido desastre de Chernobyl, cidade ucraniana, na década de 80, causou danos irreparáveis e o local continua isolado devido aos altos níveis de radiação.

Fonte: As Boas Novas com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário