quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quanto lixo há na órbita terrestre?

ESA 9/23/2010 

    Os detritos são provenientes da própria atividade do homem no espaço e constituem-se de foguetes e satélites desativados, tanques de combustível e fragmentos de aparelhos que explodiram. Eles circulam ao redor da Terra a uma velocidade de 28Km/h e desde o lançamento do primeiro satélite artificial pelos soviéticos - o Sputinik - em 4 de outubro de 1957, cerca de 18 mil objetos foram colocados em órbita. Até recentemente contavam-se 10 mil objetos de grande ou médio porte e outros 40 mil de pequenas dimensões. 
        Quanto lixo há na órbita terrestre?

Imagem: ESA
     Uma imensidão de objetos dos mais variados tamanhos que já levou o pentágono a alertou que o lixo espacial pode levar a uma reação em cadeia que afetaria drasticamente as telecomunicações em escala planetária. Mas afinal de contas, quanto lixo há no espaço?Segundo a Nasa - a agência espacial americana - existem aproximadamente 19 mil objetos com 10 cm ou mais detectados. Os objetos entre 1 e 10 cm chegam a 500 mil e aqueles com menos de 1 cm são estimados em dezenas de milhões.Mas o que um pedaço de metal tão pequeno pode fazer? Imagine esse pedaço de metal se chocando com uma nave a milhares de quilômetros por hora.   Ou ainda como as partes delicadas de um satélite seriam afetadas por um choque a altas velocidades.Uma peça pode danificar um satélite, ou até pior, peças maiores podem se chocar e criar peças menores e assim por diante, aumentando ainda mais o lixo espacial.

    Há três casos relativamente recentes de problemas envolvendo os restos da corrida espacial. No primeiro, a equipe da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) se viu obrigada a alterar sua rota para desviar de destroços.





Nenhum comentário:

Postar um comentário