domingo, 2 de outubro de 2011

Administrando o tempo

      Embora estejamos na era digital, os papéis continuam sendo os grandes vilões das mesas. Freqüentemente, nos encontramos envoltos por pilhas de papéis que nos deixam cada vez mais malucos. Seguem algumas dicas para um uso mais racional deste material:

1) A comunicação escrita deve ser usada somente quando estritamente necessária. Havendo realmente a necessidade de escrever, faça-o em seu caderno ou por e-mail e só use papel solto, em último caso.

2) Quando estiver em dúvida se um papel deve ou não ser guardado, a resposta já está dada: jogue no lixo. Papel importante não gera dúvida quanto ao seu arquivamento. O caderno, por outro lado, é seu aliado nas revisões.

3) Nunca faça anotações em papéis soltos. Esses papéis ou são perdidos ou ficam amontoados sobre a mesa. O ideal é utilizar um bloco de anotações ou mesmo o caderno da matéria, ou matérias.

4) Crie o hábito de arrumar a sua mesa, livros, apostilas e cadernos, no mínimo, uma vez por semana. O ideal é arrumá-la todos os dias, logo ao chegar ou antes de sair:
• ao chegar, você tem a possibilidade de encontrar alguma matéria, lição ou exercício que deveria ter sido resolvido ou estudado no dia anterior e já se programar para resolver a questão;
• antes de sair, você tem a possibilidade de constatar que ainda não resolveu tudo que deveria e, se ainda for possível, resolver;

5) Não cometa o preciosismo de subdividir demais os assuntos; isso dificulta tanto o arquivamento quanto as consultas na hora do estudo;

6) Efetue a sua análise considerando: os resultados individuais em cada matéria, os resultados após a segregação das atividades e a relação das atividades com os seus objetivos educacionais e pessoais. Importante:
• Analise a sua performance no tratamento de cada matéria:
  - quanto tempo você levou para concluir cada lição?
  - esses tempos estão satisfatórios?
  - você tem deixado muitas dúvidas sem solução?
• Separe todas as atividades realizadas em quatro categorias e analise os tempos gastos em cada uma:
  - atividades rotineiras;
  - atividades planejadas;
  - atividades não planejadas: as surpresas, retrabalho, etc
  - atividades desperdiçadoras de tempo: interrupções, bate-papos e atrasos.
• Pergunte-se: quais são meus objetivos educacionais e pessoais? Considerando a sua resposta, reveja todas as atividades realizadas perguntando-se: esta atividade tem relação com os meus objetivos?

Após essa simples verificação, você tem condições de concluir, por si só, o que deve fazer e como fazer!
O planejamento do seu tempo vai fazer você gerenciar e criar uma rotina de forma inteligente.
Um dos objetivos do planejamento é expor, de forma prática, as dificuldades a serem trabalhadas nas matérias, os conceitos e os fundamentos do porquê e certos empecilhos na administração de seu tempo para o estudo, bem como as ferramentas para planejar e obter resultados no cotidiano.
Planejando o seu tempo, você verificará que terá um auxílio para realizar mais e melhorar o seu desempenho nas matérias. Melhorará a sua concentração e obtenção de resultados nas provas e exames. Haverá uma diminuição no nível de estresse e ansiedade, além de melhorar a sua qualidade de vida. Você vai até evitar as cobranças familiares que ocorrem quando as coisas não vão bem ou não estão satisfatórias.
Você sabe que deve administrar e gerenciar o seu tempo e, de acordo com sua necessidade, saberá identificar os tomadores de tempo e estabelecer objetivos. Não esqueça da necessidade de se concentrar e não só de manter-se ocupado. A concentração é fundamental para o seu rendimento. Lembre-se da importância de fixar metas e atingi-las, de definir prioridades e utilizar os recursos tecnológicos a seu favor a fim de ganhar tempo nos estudos diários. Você vai ter que planejar e adquirir novas atitudes e hábitos para conquistar seus objetivos e mais qualidade de vida.

Artigo de Carlos Rocha
Fonte: http://www.vestibular1.com.br

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