domingo, 4 de setembro de 2011

Além das fórmulas: veja como se dar bem nas provas de física


Pelo elevado número de fómulas e cálculos, a prova de física é uma das mais temidas no vestibular. Foto: Getty Images
Pelo elevado número de fómulas e cálculos, a prova de física é uma das mais temidas no vestibularFoto: Getty Images

           A prova de física é uma das mais temidas no vestibular pela quantidade de fórmulas e cálculos que exige. Para que o candidato passe pelo teste com sorriso nos lábios, cinco pontos devem estar dominados, segundo o professor Luís Fernando Cordeiro, do curso Positivo, de Curitiba (PR).
         Mecânica, óptica, ondulatória, termofísica e eletricidade são assuntos obrigatórios nos cadernos de revisão para o exame. O mais importante, afirma Cordeiro, é entender os conceitos envolvidos nos assuntos. "Muitos vestibulares colocam o formulário na prova, o que torna a decoreba dispensável. O que o vestibulando precisa é entender a proporcionalidade entre as grandezas envolvidas. A parte teórica é muito mais importante que a memorização da fórmula", avisa o professor.
         Confira como os vestibulares mais tradicionais do país costumam abordar cada um dos temas:

1. Mecânica
    Geralmente vista no primeiro ano do ensino médio, tem como principal foco no vestibular a parte de trabalho e energia. "Esse é um tópico que tem maior índice de incidência, mas eventualmente pode não cair", afirma o professor do Positivo. Dentro da mecânica, atenção para a cinemática, que aborda o deslocamento dos corpos. Movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) devem aparecer nas provas. "São dois tópicos que sempre vale a pena revisar", comenta o professor.

2. Óptica
    Parte de uma trinca típica do segundo ano do ensino médio que ainda inclui termologia e ondulatória, a óptica costuma ser abordada nas provas a partir de conceitos básicos, como reflexão e refração. "Às vezes, caem questões teóricas sobre esses conceitos ou então aplicados à situação como espelhos ou lentes", diz Cordeiro. O importante, além de dominar os temas, é saber aplicá-los em situações práticas. A partir das regras de refração dos raios luminosos, por exemplo, a prova pode exigir que o aluno determine a altura de uma imagem formada através de uma lente divergente, fornecendo dados básicos para tal, como a distância focal, a altura do objeto e a distância entre objeto e lente.

3. Ondulatória
   O tópico mais cobrado é a equação v=λ.f, peça fundamental da ondulatória. V é a velocidade, lambda (λ) é o comprimento de onda e f é a frequência da fonte emissora. "Essa é uma equação muito importante na ondulatória, ela é bem frequente nas provas. Com abrangência muito grande, pode ser cobrada sob inúmeros aspectos. O aluno não pode ir para o vestibular sem estar com essa habilidade devidamente trabalhada", alerta Cordeiro.

4. Termologia
   Lei Zero da Termologia, escalas termométricas e calorimetria são pontos importantes segundo o professor. "O assunto mais cobrado é calor. Sempre aparece pelo menos uma questão", completa Cordeiro. As trocas de calor entre os corpos rendem, pelo menos, uma pergunta de termodinâmica.

5. Eletricidade
    Conteúdo típico do terceiro ano do ensino médio, a eletricidade tem presença garantida nas provas. Lembra daquele dito popular "os opostos se atraem"? A expressão nasceu de uma regra da eletricidade: cargas negativas atraem positivas e vice-versa. Aqui, o tema eletrodinâmica é o mais cobrado. "Nesse subtema, há muitas questões sobre aparelhos elétricos. É bem comum ter que calcular as potências de um aparelho como uma torradeira ou um chuveiro", destaca o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário