quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ministro Fernando Haddad debate no Senado distorção de resultados no Enem


  O ministro da Educação, Fernando Haddad, será convidado a debater com os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) os resultados por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação, na segunda-feira (12), mostram desempenho levemente melhor dos alunos na comparação com 2009. Porém, mais da metade dos estudantes (52,98%) ainda apresenta rendimento abaixo da média.
  Pelos resultados, como observado pelo autor do requerimento, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), há ainda um predomínio de instituições privadas entre os melhores estabelecimentos. De acordo o senador, essa situação reforça a idéia já bastante difundida de que as escolas públicas precisam de políticas para alterar essa situação de inferioridade.
  Paulo Bauer considera ainda importante debater com o ministro suas opiniões a favor da obrigatoriedade do Enem e de sua extensão a todos os estudantes que estejam concluindo o ensino médio. O senador concordou que, permanecendo as regras atuais, as escolas vão continuar estimulando seus melhores alunos a fazerem as provas, já que a média dos resultados dos estudantes corresponde à nota obtida pela escola.
  - Não se trata de uma ilegalidade, mas algo que pode ser questionando do ponto de vista ético - disse Paulo Bauer, que é o vice-presidente da CE.
O comentário foi feito após manifestação do presidente da comissão, senador Roberto Requião (PMDB-PR), de que a prática adotada pelas escolas provoca uma "falsificação" dos resultados. Cristovam Buarque (PDT-DF) disse estranhar que a presidente Dilma Rousseff tenha deixado de convocar os mais destacados integrantes do governo para analisar os resultados do Enem por escola, que retratam, a seu ver, quadro muito ruim na educação.
  Em data ainda a ser marcada, a audiência contará ainda com a participação da presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa. A sugestão para o convite foi do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário