domingo, 4 de novembro de 2012

Para professores, prova do Enem 2012 teve questões bem elaboradas e exigiu mais conteúdo

Do UOL, em São Paulo


A prova do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe enunciados mais curtos do que os da prova de 2011, porém exigiu mais conteúdo do candidato. Essa é a avaliação feita pelos professores ouvidos pelo UOL Educação.
“Os enunciados foram um pouco mais curtos. É uma evolução porque antes o candidato não tinha tempo para ler tudo e fazer a prova”, avaliou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.
Em relação ao conteúdo, a prova do sábado foi mais abrangente e explorou conteúdos de todo o currículo escolar com interdisciplinaridade. "É a primeira versão em que conseguem atingir grandes objetivos – domínios de conteúdos essenciais e avaliar habilidades e competências", considera Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.


A prova de ciências da natureza exigiu do candidato contas e mais conteúdo de física, química e biologia do que em anos anteriores. “Uma prova um pouco mais exigente que a do ano passado. Manteve certo padrão de cobrar conceitos e teve um terço da prova com cálculo”, afirma Alexandre Lopes Moreno, professor de Física do Etapa.
O professor Ricardo Helou Doca, do Curso e Colégio Objetivo, aponta problemas de formulação em duas questões, sendo que uma delas seria passível de anulação para o professor. “Se o aluno usa todos os dados presentes no enunciado percebe uma inconsistência e não chega à resposta”, afirma.
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