sexta-feira, 16 de novembro de 2012

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CALOR E TEMPERATURA ?

É comum confundir calor e temperatura como conceitos equivalentes, ou imaginar que o calor pode ser armazenado. Calor é o nome dado à energia térmica quando ela é transferida de um corpo a outro, motivada por uma diferença de temperatura entre os corpos. É energia térmica em trânsito. No verão, um lago pode armazenar energia térmica durante o dia e transferi-la ao ambiente à noite na forma de calor.

Temperatura é a grandeza física que permite medir quanto um corpo está quente ou frio. Está relacionada à energia cinética das partículas de um corpo, à energia de movimento das partículas. A chama de uma vela pode estar numa temperatura mais alta que a água do lago, mas o lago tem mais energia térmica para ceder ao ambiente na forma de calor.

Pelo tato temos a sensação de que um corpo está frio ou quente. Mas essa sensação pode ser enganosa, pois utilizamos parâmetros individuais, ou seja, quente e frio são conceitos relativos. Para evitar isso, criou-se um conceito chamado temperatura. A fim de entendê-lo, vamos lembrar que toda matéria é composta de moléculas que vibram permanentemente e, portanto, têm energia cinética. Este movimento ocorre dentro da matéria, e por isso esta energia também é chamada de interna. A temperatura de qualquer objeto está relacionada com a velocidade com que as moléculas se “mexem”. Quando elas se movem depressa, o corpo está a uma temperatura mais elevada. Quando se movem mais devagar, está a uma temperatura mais baixa. Portanto, a temperatura de um material está relacionada com a energia cinética de suas moléculas. Pode-se dizer também que quanto maior a energia interna de um corpo, maior a sua temperatura. Ao se colocar em contato dois corpos que estão em temperaturas diferentes, o mais frio esquenta e o mais quente esfria, porque há entre eles uma transferência de energia.

A energia transferida entre corpos de diferentes temperaturas chama-se calor.

A transferência de calor de um corpo para outro ocorre até que os dois atinjam a mesma temperatura, ou seja, entrem em equilíbrio térmico.

Termômetros são os aparelhos que servem para medir a temperatura dos corpos. Os mais conhecidos são os que se baseiam nas variações que o calor provoca em líquidos termométricos, como o mercúrio, por exemplo.

Líquidos termométricos são os que alcançam o equilíbrio térmico com os corpos cuja temperatura está sendo medida.

Esses termômetros são formados por um depósito de vidro e um tubo muito fino, chamado capilar, por onde o líquido sobe ao ganhar volume pelo aumento de temperatura.

Por se tratar de instrumentos de medida, os termômetros têm uma escala graduada. A  graduação se dá a partir de dois pontos fixos, correspondentes a dois fenômenos bem conhecidos: a fusão do gelo e a ebulição da água. O intervalo de temperatura existente entre eles é dividido em certo número de partes, denominadas graus. Entre as escalas elaboradas, três são as mais conhecidas: a Celsius (oC), que é a mais utilizada, a Fahrenheit (oF), usada nos países anglo-saxões  e a Kelvin (K) ou absoluta, mais empregada em trabalhos científicos.
TEMPERATURA

ð Euritérmicos (eurys = largo): suportam larga variação de temperatura externa.
ð Estenotérmicos (estenos = estreito): não suportam larga variação de temperatura externa.

É também um fator importante para a fotossíntese e para a vida. O metabolismo de um animal retarda com o calor – o meio, estando quente, o animal tem que produzir pouca energia a fim de que a sua temperatura corporal seja constante – e acelera com o frio (nos homeotérmicos).

ð Homeotérmicos (homoios = semelhante; thermos = calor) têm temperatura interna constante, pouco variando com a externa. Exs.: mamíferos e aves.
Por mais que a temperatura do meio varie, a temperatura corporal dos homeotermos (aves e mamíferos) se mantém constante. O centro nervoso que regula a temperatura corpórea é o HIPOTÁLAMO.

Hibernação: certos seres homeotermos reduzem sua temperatura quando diminui a temperatura ambiente, reduzindo também suas atividades vitais. É o chamado sono hibernal ou hibernação (morcegos, marmotas, ouriços).
Durante o sono hibernal, decresce extraordinariamente toda a atividade vital desses animais; sua temperatura baixa até ser um pouco superior à do ar existente em suas tocas; seu pulso torna-se mais lento e a respiração entrecortada. Nutrem-se então de gordura que acumularam sob a pele durante o outono e, inativos, consomem-na vagarosamente, exigindo menor quantidade de oxigênio para a sua oxidação.
O urso, na verdade, não faz hibernação verdadeira (falso hibernante), porque, uma vez tocado, ele acorda do sono hibernal e a sua temperatura não diminui tão intensamente como a dos hibernantes verdadeiros, além de que o seu metabolismo corporal não sofre significativa redução.
ð Pecilotérmicos (poikilos = variável) ou Heterotérmicos ou Poiquilotermos: são animais cuja temperatura interna é variável de acordo com o meio ambiente. Ex.: invertebrados, peixes, anfíbios e répteis. Os vegetais, de modo geral, são também aqui colocados. São os ditos seres de vida  “oscilante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário