Uma explosão é caracterizada pelo rápido aumento de volume e grande liberação de energia. Será que isso pode acontecer quando aquecemos água no forno de microondas?
O forno de microondas funciona transformando energia elétrica em energia térmica. Uma fonte elétrica emite ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética de vibração das moléculas de água dos alimentos. Sabemos que a temperatura é um número que expressa o estado de agitação das partículas, logo, aumentando a vibração (ou estado de agitação) das moléculas, aumentamos a temperatura do corpo. Para saber mais leia “como funciona o forno de microondas”.
A resposta para nossa pergunta é sim, não é muito comum mas uma pequena explosão pode acontecer e pode machucar quem estiver manuseando a água. O que acontece é o seguinte:
Quando utilizamos o fogão para aquecer a água, normalmente utilizamos panelas com superfícies de alta rugosidade, comparadas com os recipientes que utilizamos no forno de microondas. Essa é a grande diferença!
As imperfeições da panela e as impurezas que ali se encontram ajudam na formação de bolhas de vapor quando a água atinge sua temperatura de ebulição, que ao nível do mar é 100 oC. Já nos recipientes utilizados no forno de microondas essas imperfeições são geralmente menores, diminuindo também as impurezas. Assim a formação de bolhas de vapor pode ser adiada.
Outro fator que contribui para a tal explosão é que no forno de microondas o recipiente não esquenta tanto como a água. O calor é transmitido por condução da água para o recipiente, assim, a água pode ficar com uma temperatura maior no centro e menor nas regiões próximas do recipiente o que também pode dificultar o aparecimento das bolhas, que deveriam se formar nessa região.
Bem, já que a formação de bolhas de vapor é adiada por estes fatores, a água pode chegar a temperaturas superiores a do seu ponto de ebulição, e não evaporar. Logo, quando for colocado algum objeto (colher, por exemplo) ou alguma substância (café, açúcar) na superfície da água as bolhas de vapor vão surgir repentinamente, aumentando rapidamente o volume e liberando a energia acumulada. A água explode!
Vejam os dois vídeos que encontrei sobre o assunto:
Vejam os dois vídeos que encontrei sobre o assunto:
Fonte: Efeito Joule
Nenhum comentário:
Postar um comentário