quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como você deve estudar Física ?

Muitos alunos me abordam nesta época do ano solicitando conselhos sobre como estudar de maneira eficiente os conteúdos de Física.
Eu respondo que é necessário, antes de tudo, eficácia.
Aprender Física não depende fundamentalmente do número de horas de estudo ou do número de testes resolvidos. A quantidade é irrelevante diante da qualidade.
Procurei relacionar a seguir algumas posturas desejáveis e criticar algumas posturas indesejáveis, observadas no cotidiano dos alunos.
Estou, tenha certeza, a sua disposição para qualquer orientação complementar.

Na sala de aula :
1. Não é necessário copiar tudo o que o professor escreve no quadro de giz. A apostila já tem a função de conter as notas de aula do professor. Limite-se a copiar as resoluções dos testes feitos em sala, sem dar excessiva importância a desenvolvimentos algébricos ou operações aritméticas.
2. Jamais se adiante em relação ao professor. Se ele resolve o teste 4, fique com a sua atenção voltada para o teste 4. Nada de se adiantar e ficar resolvendo o teste 7 ou 8, para se livrar de resolvê-los em casa. Os testes de sala são escolhidos pela sua representatividade e os testes de casa têm o objetivo de organizar a revisão dos conteúdos. Não subverta esta ordem.
3. Respeite as perguntas feitas por colegas seus. Muitas vezes a dúvida de um aluno é a dúvida de toda a classe.
4. Use sempre um lápis de grafite macio e traço escuro e não esqueça de portar uma pequena régua para fazer as representações gráficas. Um desenho bem feito muitas vezes é a chave para a resolução de um problema difícil.

Em sua casa :
1. Estude a aula no mesmo dia em que a teve, ou, na pior das hipóteses, no dia seguinte. Lembre-se de que não se malha em ferro frio.
2. Escolha um ambiente adequado de estudo. De nada adianta estudar deitado na cama ou em frente a um televisor ligado. Isto não é estudar, é fingir que está estudando.
3. Tenha sempre papel de rascunho e uma calculadora. Evite perder tempo de estudo com contas meramente braçais.
4. Siga sempre os seguintes passos, nesta ordem :
a) Releia criticamente os conteúdos teóricos, destacando as leis físicas e definições apresentadas. Efetue numa folha de rascunho um resumo de próprio punho e tente relacionar o conteúdo estudado com fatos do cotidiano.;
b) Refaça os testes que o professor fez em sala de aula, para sedimentar o aprendizado ;
c) Faça os testes de casa, conferindo as respostas e lembrando que muitas situações existem em que se aprende com o teste, ou o esforço para se perseguir uma determinada resposta numérica acaba trazendo a aquisição de novos conhecimentos ou habilidades.

Atente ainda para as seguintes atitudes :
Só encerre o estudo de uma aula após estar convencido de que tem o domínio dos conteúdos pertinentes.
Só estude em grupo de colegas se houver eficiência. Meras reuniões sociais nada acrescentam ao seu conhecimento de Física. Porém ter um colega que lhe ensine a resolver certos problemas ou que exija de você a explicação de outros é salutar.
Evite comparecer a uma aula sem ter estudado adequadamente os conteúdos da aula anterior do mesmo professor. “Leve a matéria em dia ...”
Valorize o aspecto conceitual da matéria. Os vestibulares mais modernos não costumam cobrar a memorização de fórmulas ou o cálculo matemático excessivo. Muitas universidades, e a UFPR está entre elas, fornecem o formulário básico de Física e propõem provas onde não se faz praticamente nenhuma conta.
Na hipótese de não conseguir resolver algum teste da apostila procure tomar uma das seguintes atitudes (não necessariamente nesta ordem) :
• Peça a ajuda de algum colega seu que tenha feito o teste.
• Compareça à Assistência de Física.
• Procure o professor nos intervalos de aula ou após a última aula.
• Consulte o site da sua Escola para verificar os exercícios resolvidos.
Procure refletir sobre o acima exposto.
Creio que boas dicas lhe foram apresentadas.
Lembre-se de que hoje em dia não basta ingressar em qualquer universidade, mas é necessário ser aprovado em uma EXCELENTE UNIVERSIDADE e isso exige de você muita disposição para o estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário