Um exoplaneta que orbita uma estrela, provavelmente proveniente de outra galáxia, foi detectado pelo telescópio de 2,2 metros do Observatório de La Silla no Chile.
Este planeta, do tipo joviano, orbita uma estrela no final da sua vida e pode estar próximo o momento em que será engolido pela estrela. Uma história que nos pode ensinar muita coisa sobre o nosso próprio futuro.
A estrela, HIP 13044, situa-se a cerca de 2000 anos-luz da Terra na constelação Fornalha. Pertence a um grupo de estrelas originárias de uma galáxia satélite da Via Láctea entretanto engolida pela nossa galáxia.
O planeta, designado de HIP 13044 b, foi detectado a partir das pequenas oscilações da estrela resultantes da atracção gravitacional do planeta. Para esta descoberta foi essencial o espectrómetro de alta resolução FEROS (Fiber-fed Extended Range Optical Spectrograph).
Ver resumo do artigo aqui (A Giant Planet Around a Metal-Poor Star of Extragalactic Origin, Johny Setiawan, Rainer J. Klement, Thomas Henning, Hans-Walter Rix, Boyke Rochau, Jens Rodmann e Tim Schulze-Hartung).
A entrada ESOCAST foi atualizada com este vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário