sábado, 9 de julho de 2011

Vestibulando: saiba como fugir da 'setembrite'

                Carolina da Gama
Alunos realizam prova de vestibular
Alunos realizam prova de vestibular (Tiago Queiroz/AE)  

"O aluno deve estudar o maior tempo possível, mas respeitando os limites do corpo. Não é recomendável mergulhar nos livros até de madrugada" 
Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do Anglo Vestibulares

    Faltam quatro meses para o início da maratona de vestibulares do país. Para alguns candidatos, parece haver tempo de sobra para colocar em dia todo o conteúdo cobrado nos exames. Não é bem assim. Deixar os estudos para a última hora prejudica, é claro, o rendimento na prova e pode levar o vestibulando ao clássico quadro de stress pré-vestibular, tão conhecido que já ganhou um nome próprio: "setembrite". O mal acomete estudantes nos meses de setembro e outubro, período em que são realizadas inscrições e provas das principais instituições de ensino superior. Juliana Queiróz, de 20 anos, que enfrentará neste ano seu quarto vestibular, sabe bem o que é sofrer do problema. "A outubrite acaba com a gente. A gastrite ataca, bate o nervosismo", diz a estudante, candidata a uma vaga de medicina.
    Faltando de três a quatro meses para a temporada de inscrições e provas, ainda há tempo para correções de rota – e comportamento. Para fugir da setembrite (ou outubrite) – evitando efeitos colaterais como olheiras gigantes, brigas com pais, irmão e namorados –, a solução é planejamento, apostam os especialistas. Ou seja: programar o quê, como e quando estudar. O planejamento traz ainda um bônus: garante ao candidato tempo e disposição para manter uma rotina saudável, com momentos para o lazer e o relaxamento.
Leia toda a matéria em:
Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário