sexta-feira, 15 de julho de 2011

Nasa divulga imagem reveladora do asteroide Vesta

Asteroide Vesta/ Nasa
Rio de Janeiro

A Nasa divulgou na última quinta-feira a imagem resultante da aproximação mais próxima do asteroide Vesta já feita pela sonda Dawn. Com ela, o asteroide ganha forma diferente, não parecendo mais uma bola praticamente inexpressiva, mas um mundo completamente jovem, geologicamente falando, ostentando características ainda misteriosas. Embora a sonda vá se aproximar do asteroide a 16 mil quilômetros de distância este fim de semana, a imagem divulgada, feita no dia 9 de julho, a uma distância de 41 mil quilômetros, já revela detalhes nunca vistos antes e que têm feito os cientistas quebrarem as cabeças nos planetários.
Com a aproximação, que deve ocorrer na madrugada deste sábado e deve durar um ano, será possível obeter detalhes ainda mais ricos. A sonda fará fotos em alta definição e coletará dados que ajudarão os cientistas a entenderem a formação do Sistema Solar.
O telescópio espacial Hubble já havia revelado o pico na região mais à esquerda, que marca o centro de uma cratera enorme que mede 460 quilômetros. Mas há também fendas e o que parece ser redemoinhos. Além disso, há inúmeras crateras menores de grande impacto acumuladas ao longo de eras.

Leia mais sobre esse assunto em

Fonte:

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário