quinta-feira, 19 de maio de 2011

Eletricidade das Marés


    Você sabe o que é o fenômeno da maré? Ele ocorre quando o mar faz um movimento de subida e descida. Como acontecem as marés? Elas se devem à existência de corpos com grandes campos gravitacionais que influenciam a Terra, como a Lua e o Sol, os quais provocam acelerações na massa terrestre com intensidades diferentes. Como os campos gravitacionais têm uma intensidade inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separam, as acelerações sentidas nos diversos pontos da Terra não são as mesmas. Assim, a aceleração provocada pela Lua tem intensidade significativamente diferente entre os pontos mais próximos e mais afastados da Lua.
    Dessa forma, as massas oceânicas que estão mais próximas da Lua sofrem uma aceleração de intensidade significativamente superior às massas oceânicas mais afastadas da Lua. É esse diferencial que provoca as alterações da altura das massas de água à superfície da Terra.
  Como as marés são movimentos diários, é possível aproveitá-las para produzir energia elétrica. A geração de eletricidade pelos movimentos de massas de água devido às marés é chamada de energia maremotriz.
   Assim como na geração de energia elétrica devido aos movimentos das ondas do mar, a energia maremotriz também tem vários modelos para essa produção. Para entendermos melhor, vamos falar sobre turbinas eólicas subaquáticas.
Turbina eólica subaquática situada na cidade de Newcastle, Inglaterra, no Reino Unido. Por Oceanflow Energy. Licenciado por Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.
          Turbina eólica subaquática situada na cidade de Newcastle, Inglaterra, no Reino Unido. Por Oceanflow Energy. Licenciado por Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.
       
    No modelo que utiliza turbina eólica subaquática, quando a maré sobe, as pás se movimentam em um sentido, fazendo o gerador que está acoplado na superfície produzir energia. Quando a maré desce, o procedimento é o mesmo. Confira esse mecanismo assistindo ao vídeo abaixo.
.
    Uma turbina eólica subaquática funcionando por 20h produz, em média, 1,2 megawatts de energia, o suficiente para abastecer mil residências. Porém, o custo de uma turbina ainda é elevado, sem contar que a manutenção é mais difícil. Ou tira-se a turbina da água ou utilizam-se mergulhadores para fazer reparos, o que encarece o preço da energia elétrica.
   No entanto, esse tipo de geração de energia elétrica é interessante por utilizar uma fonte renovável - as marés -, não criar poluição e ter um impacto bem pequeno no meio ambiente.
Fonte: Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário