segunda-feira, 23 de maio de 2011

O que são aquelas bolas laranjas nos fios de alta tensão?


           Para que as "bolas de basquete"
       Muitos pensam que as bolas de cor alaranjada colocadas na fiação entre torres de alta tensão se destinam apenas a facilitar a visualização dos cabos entre as torres, por pilotos de aviões e helicópteros. 
      Nada disso na verdade, essas bolas - tecnicamente chamadas de esferas dissipadoras eletro-geométricas, são colocadas nos cabos de aço entre as torres - e nunca nos fios de alta tensão, servindo para atrair os raios que possam atingir os fios e jogá-los pelo cabo de uma esfera para a outra, até que a corrente chegue à estrutura metálica das torres, e por ela atinja o solo. É que se torna inviável colocar pára-raios nos fios, e aquela solução evita que o raio parta os cabos e os atire sobre as estradas - o que poderia provocar graves acidentes.





Fonte: Unesp Bauru - Departamento de Engenharia Elétrica

4 comentários:

  1. eu disse que era isso, mas minha amiga não acreditou nem fodendo!

    ResponderExcluir
  2. Bacana Isso foi muito informativo grato. :)

    ResponderExcluir
  3. Informação de Daniel Winck - 23 de novembro de 2012 - Dupla Função: a indica e a abaixo.

    O que são aquelas bolas laranjas nos fios de alta tensão?

    As bolas que são instaladas nas redes de alta tensão são esferas de fibra de vidro na cor laranja e tem por finalidade sinalizar os cabos da rede nos locais sujeitos a vôos de aeronaves e helicópteros.
    A instalação é obrigatória e está prevista nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, para o setor elétrico nacional, a fim de evitar acidentes com aviões e helicópteros.

    Fonte: http://www.copel.com/

    ResponderExcluir
  4. Nooooooooooossaaaaaaaa!!! Que loooooocoooo meeeeu!

    ResponderExcluir