sexta-feira, 10 de junho de 2011

Estude Melhor - Estude Sem Dor


     Você passa horas sentadas em uma cadeira, e não sabe mais em que posição ficar durante as horas de estudo? Quando muito, levanta-se apenas para ir ao banheiro ou "atacar a geladeira"? Se a resposta para algumas dessas perguntas é afirmativa, comece já a fazer os exercícios a seguir, aí mesmo na sua cadeira. Caso contrário, prepare-se para marcar uma consulta, em breve, com um fisioterapeuta. Não se convenceu? Então saiba por que você deve se alongar sempre:

- Os alongamentos relaxam os músculos e corrigem a postura;
- Melhoram a coordenação motora, fazendo com que o corpo se movimente com mais precisão e menos desgaste;
- Aumentam a elasticidade dos músculos e das articulações, diminuindo as chances de lesão, principalmente as por esforço repetitivo;
- Ajudam a relaxar, diminuem o estresse, a ansiedade e a fadiga – sem contar que dá para alongar-se até sentado;
- Melhoram o rendimento no estudo e nas atividades diárias e são ótimos para os momentos em que você precisa concentrar-se. Agora, mãos à obra. Aí mesmo onde está. 







Como fazer correto:
- Respire profundamente enquanto estiver fazendo os movimentos, mantenha a postura correta e execute os exercícios devagar. 
- Inicie com uma série de todos os exercícios, permanecendo 15 segundos em cada posição. Depois repita, completando duas séries. 
- Faça a ginástica a cada duas horas. Assim você mantém o corpo alongado e diminui o desconforto de ficar na mesma posição sem se movimentar. 
- Enquanto o músculo estiver alongado, permaneça imóvel.
- Movimente o corpo.
- Faça os exercícios propostos; já é um bom começo.

As conseqüências inevitáveis de estudar sentado o dia todo:
- Dor nas costas – Ficar sentado por períodos muito longos deixa a coluna comprimida. Pior ainda para quem se descuida da postura. Por isso, nada de esparramar-se. Mantenha a coluna reta ao sentar, utilizando o encosto como apoio, e regule a altura da cadeira. 
- Tensão muscular – Dores no pescoço e nos ombros acontecem por falta de movimentação e má postura. Se você já viu esse filme, ou tem vivido essa experiência a cada final de expediente, mais uma razão para não deixar de fazer os exercícios de alongamento. Tome cuidado também para não ficar com a cabeça abaixada o tempo todo. Nem deixe os ombros caídos para frente.
- Rigidez nas articulações – Basta levantar e é osso estalando para todos os lados do corpo – joelhos, cotovelos, costas. Essa sensação, muitas vezes dolorosa, acontece com quem fica muito tempo na mesma posição. Taí um bom motivo para você não ficar com vergonha de esticar-se (com os exercícios ao lado) no seu ambiente de estudo. É melhor se prevenir do que acabar numa clinica de fisioterapia.
- Dores nas pernas e pés inchados – Ficar sentado e parado muito tempo prejudica a circulação do sangue, principalmente na parte inferior das pernas e nos pés. Para aliviar o problema, além dos alongamentos, apóie os pés no chão e deixe as pernas paralelas, nunca cruzadas – se for o caso, não hesite em colocar algum suporte ou banquinho para apóiá-los.

Observação: Os exercícios foram elaborados pelo prof. Cláudio Bacci, preparador físico, especialista em alongamentos e coordenador de educação física da Ápice Medicina Esportiva de Sorocaba.


Fonte: Revista Você S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário