domingo, 12 de junho de 2011

Orientação vocacional/profissional é oferecida gratuitamente à população

             A Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp, através do seu curso de Psicologia, está com inscrições abertas para atendimentos em orientação vocacional/profissional. O serviço é oferecido gratuitamente e os interessados já podem se inscrever pelo telefone (16) 3603-7003 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na secretaria do Núcleo Multiprofissional da instituição. As vagas são limitadas e os inscritos serão chamados segundo ordem de inscrição.
            Os atendimentos sobre a orientação vocacional (que diz respeito a aspectos mais pessoais) e profissional (voltado à área mais específica da formação) são destinados para adolescentes e adultos que estão passando por momentos de decisão profissional e que enfrentam algum tipo de dificuldade na hora de escolher a profissão. As inscrições para o ano de 2011 estarão abertas até o dia 15 de abril.

Como funciona

            Após a inscrição, é realizada na Clínica de Psicologia da Unaerp uma entrevista inicial para detectar quais são as necessidades do interessado e em seguida ele é encaminhado ao início dos atendimentos. "Estes atendimentos podem ser feitos individualmente ou em grupo, de acordo com o número de vagas e com a necessidade de cada um", explica a coordenadora do Curso de Psicologia e especialista em orientação vocacional, professora Dra. Mariana Noce.
            Segundo ela, em geral são realizadas entre dez e 12 sessões, uma vez por semana, com duração de 50 minutos nos atendimentos individuais e de 1h30 nos atendimentos em grupo. Nos encontros são utilizadas técnicas psicológicas e de dinâmica de grupo (no caso dos atendimentos grupais) com o objetivo de estimular a reflexão sobre temas importantes e necessários no momento de escolha profissional como autoconhecimento; influências sobre a decisão profissional; o significado da escolha; estudos, diferentes tipos de curso, vestibulares e universidades; mundo e mercado de trabalho e informações sobre as profissões. "Dependendo do caso, podem ser utilizados testes psicológicos com o objetivo de auxiliar no processo de autoconhecimento e de decisão", informa a psicóloga.
            Mariana alerta a importância da orientação vocacional/profissional para os ‘indecisos’, já que estão sujeitos a se arrependerem no momento de prestarem o vestibular ou até mesmo depois. "Quando a pessoa está estudando e não está gostando, pode passar por um processo de insatisfação. Aos poucos, ela se desliga do seu objetivo, pode enfrentar dificuldades de relacionamento e, às vezes, até questões mais sérias ligadas à insatisfação, como estresse ou depressão", relata. A coordenadora destaca que "é muito importante conhecer as profissões e pensar tanto nas vantagens e desvantagens que cada uma oferece. Um profissional insatisfeito tem a tendência de receber menor remuneração, pois vai se dedicar menos ao trabalho. Nesses casos, ele não obtém nem a satisfação profissional e tampouco o dinheiro que gostaria de receber", conclui Mariana.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unaerp

Nenhum comentário:

Postar um comentário