sábado, 11 de junho de 2011

Enem 2011: Técnicas de Leitura

Foto: José Antônio Alonso. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
Foto: José Antônio Alonso. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.

       O erro mais comum dos alunos ao ler os textos nas provas de espanhol é uma excessiva análise das palavras ou a leitura termo por termo, o que tira um tempo precioso e é comprovadamente ineficaz na compreensão do texto. O leitor competente não lê palavra por palavra: ele lê conjuntos de palavras que constituem unidades de pensamento.

         Existe outra categoria de aluno que exagera na velocidade ou faz uma leitura demasiado superficial, tornando-se presa fácil das armadilhas do texto e das questões formuladas. O ideal é, por meio da prática, achar um equilíbrio na velocidade de leitura. Ela não pode ser um desafio em si mesma, o importante é a compreensão.

Velocidade da leitura
         A velocidade na leitura normal depende da sua finalidade e sua unidade de medida se expressa em palavras por minuto (ppm):
• leitura para memorização: menos de 100 ppm;
• leitura para aprendizado: 100-200 ppm;
• leitura de compreensão: 200-400 ppm;
• leitura informativa: 400-700 ppm;
• leitura de explotação: mais de 700 ppm.
         Por outro lado , uma leitura compreensiva é aquela pela qual se interpreta de forma global e crítica os conteúdos do texto. Essa definição, que parece um pouco básica, é o objetivo de qualquer método de leitura. É uma das razões fundamentais pelas quais não todos obtemos o mesmo rendimento em nosso processo de aprendizagem.
         Para compreender o texto, extrair a informação e as ideias mais importantes e fazer a relação com aquelas que já conhecemos, é necessário antes estarmos familiarizados com as técnicas de leitura compreensiva.
Foto: Mo Riza. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
                         Foto: Mo Riza. Licenciado por Creative Commons. Atribuição 2.0 Genérica.
Técnicas de leitura

         As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e a localização de elementos visuais. Ao lermos um texto, vamos, ainda, apurar a ideia geral dele e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.
         Elementos a considerar na leitura de um texto na prova de espanhol

Cognatos e falsos cognatos
         Os cognatos são palavras parecidas ou iguais às palavras do português. Elas vão nos ajudar na compreensão total do texto.
         Os falsos cognatos são palavras semelhantes em duas línguas, mas de significado diverso. Esse tipo de palavra é de fácil assimilação e facilitará em muito o entendimento dos textos, portanto é bom ficar de olho nelas.
         Como cognatos podemos citar: casa (casa), mesa (mesa), puerta (porta), barrio (bairro), pregunta (pergunta), palabra (palavra).
         Falsos cognatos são: exquisito (saboroso), borrar (apagar), brega (disputa), brincar (pular), cena (jantar).

Palavras repetidas
         As palavras repetidas em um texto têm um valor muito importante. Um autor não as repete sem motivo. Se o faz, é porque são importantes dentro de texto. O autor quer enfatizá-las .

Elementos visuais
         Os elementos visuais nos auxiliam na compreensão do texto. Atenção a desenhos, números, tabelas, gráficos, figuras, citações (aspas) e diagramas. São informações que complementam o texto e são muito importantes.

Compreensão geral
         A ideia geral de um texto é obtida com o emprego das técnicas anteriores. Selecionando-se criteriosamente algumas palavras, termos e expressões no texto, poderemos chegar à ideia geral presente nele.
         Para poder ler de uma forma mais eficaz, devemos utilizar a combinação de duas técnicas: skimmimg, é uma técnica de leitura rápida para compreender o texto sem demasiados detalhes. Com essa leitura, obteremos uma visão geral do texto e identificaremos, de forma superficial, o assunto abordado e o gênero textual. Com esses elementos principais em mente, podemos fazer uma segunda leitura, mais detalhada e lenta, o scanning, associando essa leitura à questão solicitada. Ou seja, vamos nos ater àquilo que é relevante para a questão.
         Associando essas duas técnicas a uma boa compreensão da questão solicitada, teremos muito melhores chances de sucesso.
         É muito importante também a atitude que adotamos na hora de ler um texto em espanhol no exame do Enem. O que devemos fazer quando lemos?
         Centrar a atenção naquilo que estamos lendo, sem interromper a leitura com preocupações alheias à leitura.
         Fazer uma leitura crítica, ou seja, dialogar com o texto, fazendo perguntas simples como: O que autor quer nos dizer? Qual o objetivo do autor ao escrever esse texto?
         Ter perseverança. O trabalho intelectual coincide, em muitos aspectos, com a prática esportiva. Requer, ao menos ao princípio, repetição, insistência para podermos dominar a técnica. O leitor inconstante dificilmente chegará a ter uma boa performance.
         Não adotar preconceitos frente a determinados assuntos lidos.e não julgar que o texto é difícil, chato, longo. Isso nos levará a abordar os conteúdos de forma absolutamente imparcial.
         Por último e, talvez, o ponto mais importante: o melhor exercício é adotar o hábito da leitura. É altamente recomendável ler 15 minutos todos os dias um texto em espanhol.          
          Seguindo essas dicas, os resultados obtidos no dia do exame serão ótimos..

Bons estudos!

Por Javier Caballero - Educacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário