sábado, 19 de março de 2011

DIA 29 DE MARÇO, APAGUE A LUZ!


Blecaute pela Terra!


      O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) anunciou para o dia 29 de Março o evento “A hora do planeta” (Earth Hour). Através desta iniciativa se propõe que neste dia, das 20 às 21 horas, sejam desligadas luzes e aparelhos elétricos de todo o mundo como forma de protesto contra o aquecimento global e incentivo à economia de energia.
      O WWF está trabalhando junto às autoridades das cidades, órgãos de segurança pública, companias de luz e organizações não governamentais para coordenar a logística necessária em cada uma das 20 cidades participantes, que incluem Sidney, Toronto, Manila, Otawa, Bangkok, entre outras. Logicamente, serviços essenciais ficarão de fora da iniciativa, como controle de tráfego, iluminação pública, hospitais, serviços de emergência, etc.
      Apagar as luzes por somente uma hora talvez não minimize de modo significativo os problemas causados pelas mudanças climáticas, porém, mostram que ações conjuntas de mudanças de hábitos de consumo, a longo prazo, podem gerar uma grande economia de energia. Na edição de 2007 da campanha, em Sidney - Austrália, houve uma economia de mais de 10% de energia, o mesmo que retirar 45 mil carros de circulação.
     Mesmo que as cidades brasileiras não estejam oficialmente envolvidas neste blecaute pela Terra, acredito que seja dever de todo cidadão participar desta iniciativa. Portanto…
Fonte: WWF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário