segunda-feira, 14 de março de 2011

Óptica Geométrica - 6a. Aula

Fenômenos Ópticos

Quando um feixe de luz incide na superfície S de separação de dois meios, por exemplo, separando o ar da água, podem ocorrer simultaneamente, com maior ou menor intensidade, os seguintes fenômenos: reflexão, refração e absorção.

a) reflexão regular
É a parte da luz que incide na superfície S e retorna de forma regular ao mesmo meio. Ocorre, por exemplo, numa superfície metálica polida, nos espelhos, numa superfície tranqüila de um lago, etc...
Reflexão regular da luz

b) reflexão difusa
Uma parte da luz incidente na superfície S pode retornar de forma irregular, devido às irregularidades da superfície. Ocorre, com maior intensidade nas superfícies rugosas e é responsável pela visão dos objetos que nos rodeiam.
Reflexão difusa da luz 

c) refração

Quando a luz incide na superfície S, uma parte atravessa, mudando de meio de propagação. É o que ocorre, por exemplo, quando a luz incide na superfície livre da água de uma piscina, permitindo a uma pessoa ver o fundo desta.

d) absorção
É a parte da luz que transforma-se em outro tipo de energia. É o que ocorre, por exemplo, nos aquecedores solares presentes em algumas residências.

             Absorção da luz 
A Cor de um Corpo por Reflexão

A cor com que vemos um corpo é uma característica que depende de 3 fatores: da luz refletida difusamente por este objeto, do tipo de luz que incide sobre ele e da sensibilidade de nossos olhos em relação à luz refletida. Em relação à luz refletida, um corpo é visto de cor verde porque reflete difusamente a componente verde e absorve as outras. Outro corpo terá cor vermelha porque reflete difusamente a componente vermelha e absorve todas as outras componentes. Pode ocorrer na formação da cor de um objeto a mistura de duas ou mais componentes refletidas, por exemplo: um corpo terá cor magenta, se o objeto refletir difusamente as componentes vermelha e azul.
Se mudarmos a luz que incide sobre um determinado objeto a cor com que o veremos pode sofrer alterações. Sabemos que as cores da bandeira brasileira são verde, amarela, azul e branca, quando iluminada pela luz branca. Se a iluminação for com luz azul teremos:
- as partes verde e amarela serão vistas escuras.
- a parte azul será vista azul.
- a parte branca será vista azul.
A maioria dos animais enxerga em preto e branco, a visão de cores só é possível porque nossos olhos possuem elementos sensíveis a três cores (azul, verde e vermelho), a partir das quais o cérebro reconstitui todas as outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário