quarta-feira, 13 de abril de 2011

ENEM 2011 - Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias

    As provas do Enem na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias geralmente demandam um conhecimento do aluno frente aos principais acontecimentos da atualidade. Nesse sentido, o ano de 2011 começou intenso sob o ponto de vista geográfico.

      Desde os deslizamentos ocorridos pelas fortes chuvas no Brasil - muito em função do fenômeno La Niña e evidenciados pela insuficiência de políticas públicas e pela ocupação desordenada do solo - até a questão dos terremotos que abalaram o Japão, estes foram alguns dos assuntos que tiveram grande repercussão nacional e, mais importante, estão fortemente vinculados a conceitos de outras disciplinas.
O terremoto no Japão abre margem para uma série de conceitos e fenômenos geográficos relacionados - como as placas tectônicas.
    O caso dos vazamentos radioativos no Japão merece atenção especial: ele nos faz refletir, por exemplo, sobre as fontes de energia disponíveis, a radioatividade e os impactos ao organismo e, em especial, o contexto histórico que levou não somente o Japão, mas também outras nações do mundo a adotar tal forma de energia.
    Portanto, fique atento ao longo do ano não apenas a assuntos atuais, mas em particular àqueles que envolvam ampla gama de disciplinas relacionadas, uma vez que as provas do Enem estão sempre cobrando temas interdisciplinares.

Fonte: Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário