A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informaram nesta quarta-feira que a lista das obras literárias obrigatórias para o vestibular 2012 não sofreu alteração em relação ao exame deste ano.
Portanto, os alunos que pretendem disputar uma vaga nessas instituições deverão ler os seguintes livros: 1º. As Cidades e as Serras (Eça de Queiroz), 2º. Antologia Poética (Vinícius de Moraes), 3º. O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente), 4º. Capitães da Areia (Jorge Amado), 5º. Dom Casmurro (Machado de Assis), 6º. Iracema (José de Alencar), 7º. Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida), 8º. O Cortiço (Aloízio de Azevedo) 9º. Vidas Secas (Graciliano Ramos).
Segundo o manual do candidato do vestibular passado, o vestibulando deve demonstrar "conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar os textos com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seus contexto histórico e cultural."
O calendário do vestibular 2012 da Fuvest e da Unicamp ainda não foi divulgado. Para o próximo dia 7 está programa a divulgação da lista de aprovados no processo seletivo deste ano da Unicamp, enquanto os aprovados na Fuvest devem ser conhecidos no dia 9.
Fonte: Veja Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário