quinta-feira, 21 de abril de 2011

O fenômeno das pedras que andam no Vale da Morte


    Um misterioso e intrigante fenômeno se constata no Parque Nacional do Vale da Morte, localizado no Deserto do Leste da Califórnia (EUA) e que não possui uma explicação definida, ainda que haja muitas pesquisas cientificas sobre o assunto. As pedras simplesmente se movimentam deixando rastros no solo seco e arenoso do deserto, não havendo intervenções humanas, nem de qualquer animal da região. 


    Em geral, elas se movem em intervalos, de 2 ou 3 anos, e levam de 3 a 4 anos para deixarem o caminho marcado. Algumas seguem direção em linha reta, outras realizam pequenas curvas, ondulações, e também há aquelas que tomam direções variadas. O percurso varia de pedra para pedra, levando-se em conta a forma e comprimento.



    Há uma teoria mais próxima da verdade, de que as pedras se movem através  do solo liso, quando a lama está molhada e as rochas possuem pequenos fragmentos de gelo (devido à baixa temperatura de noite) que ajudariam no seu movimento, auxiliado ao vento. No entanto, as pedras também se movem no verão, estando secas e em temperaturas muito.
Fonte:
http://arcanjodan.blogspot.com/2010/12/as-pedras-do-vale-da-morte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário