sábado, 23 de abril de 2011

A Teoria dos Quarks:


A teoria mais moderna afirma que existem apenas 12 partículas elementares: seis chamadas léptons (o elétron faz parte deste grupo) e outras seis chamadas quarks.
Partículas elementares são partículas que não são formadas por partículas menores.
Observando a tabela acima, na primeira coluna encontra-se a carga elétrica da partícula e entre parênteses a massa da partícula em função da massa do elétron. Dois tipos de quarks, o up (para cima) e o down (para baixo), formam os prótons e os nêutrons. O quark up tem carga + 2/3 da do elétron, enquanto o down tem carga – 1/3 da do elétron. O próton é um agregado de dois up e um down, enquanto o nêutron é constituído por um up e dois down.
O núcleo do átomo é constituído por prótons e nêutrons.
O próton é um agregado de dois quarks up e um down.
O nêutron é formado por dois quarks down e um up
.
Dois outros quarks foram batizados de charm (charme) e strange (estranho). O charm tem carga + 2/3, enquanto o strange tem carga – 1/3.

Em 1977, foi descoberto o quinto quark, o bottom, en quanto o sexto e último quark, o top, foi identificado
em 1995. O top tem carga + 2/3 e o bottom, – 1/3.
top é o mais pesado dos quarks (200 vezes mais pesado que um próton) e não está presente em fenômenos normais da natureza devido à alta energia exigida para sua formação. O top deve ter sido produzido no início do universo e depois pode ter desaparecido.
Conclusão: Das três partículas funda mentais, apenas o elétron é partícula elementar. O próton e o nêutron não são partículas elementares, pois são constituídos por partículas menores.
Observação: Não é necessário memorizar os tipos de quarks e léptons.

Fonte: Portal Objetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário